Blog da Zeos

As melhores dicas pra você curtir ao máximo sua viagem

Avião da TAP

É

fato que nós brasileiros estamos viajando cada vez mais, e cada vez mais de avião. Hoje em dia viajar de avião deixou de ser um artigo de luxo ou supérfluo e passou a ser uma forma rápida, segura e barata. Afinal, quem em sã consciência quer pegar estrada até Porto Seguro se um pacote com passagem aérea e hotel chega a custar R$ 600,00?

Outro fator que tem ajudado a incrementar o setor de viagens é o maior poder de compra da classe C e a diminuição do preço das passagens aéreas.

Aqui na Zeos Travelling agência de viagens temos a preocupação de orientar nossos clientes do embarque ao desembarque, além de várias dicas sobre o destino e os seus deveres e direitos.

Para facilitar ainda mais, criamos este artigo com algumas dicas preciosas. Vamos a elas.

NA HORA DE COMPRAR

Hoje em dia qualquer pessoa é capaz de acessar os sites das companhias aéreas e efetuar a compra de sua passagem, mas fica aqui a nossa dica, há muitas 'pegadinhas' e a orientação de um agente de viagem é sempre importante.

Há alguns meses a AA (American Airlines) retirou as suas passagens de um grande site de vendas por considerar que as promoções são falsas e desleais para com o consumidor (leia aqui: As tarifas da American Airlines não são mais oferecidas no Decolar.com). Nós mesmo já tratamos sobre este assunto no artigo Preciso De Uma Agência De Viagem?

Pesquise seu destino com antecedência para conseguir preços melhores e tome cuidado com as 'pegadinhas': horários de madrugada, conexões intermináveis e até mesmo passagens para a Europa que passam pelos EUA e exigem visto.

Saiba que sua passagem é intransferível. Ou seja, ninguém pode ir no seu lugar. Se tiver que cancelar a passagem, avise a companhia com o máximo de antecedência. O cancelamento estará sujeito a custos adicionais de acordo com cada companhia aérea.

A Zeos Travelling tem duas lojas em Divinópolis:
Centro - Av. Sete de Setembro, 553 - (37) 3212-1313
Shopping Pátio Divinópolis - (37) 3216-5400

BAGAGENS E FRANQUIAS

Todo passageiro tem direito a uma bagagem de mão e uma mala grande. Atenção: a bagagem de mão deve ter no máximo 5 quilos e 155 cm considerando a soma de largura, comprimento e altura. A bagagem grande pode ter até 23 Kg em voos nacionais. Se as bagagens ultrapassarem as especificações, a companhia pode reter as malas no aeroporto.

Nos vôos internacionais é preciso observar as regras de cada país. Se o seu vôo para Londres chega por Portugal e lá você pegará uma conexão em uma cia 'low cost' é preciso ficar atento as franquias. Uma mala pode custar mais que o dobro do valor da sua passagem dependendo da cia aérea.

Na mala de mão, leve objetos pessoais como notebooks, câmera fotográfica, produtos de higiene e de valor. Não é permitido carregar objetos cortantes e frascos líquidos com mais de 100 ml. Então saiba que o seu xampu ou a garrafa de vinho devem ir na bagagem maior.

Atenção! Não despache objetos de valor nas malas grandes. Infelizmente vivemos em um país onde a impunidade impera e os roubos são frequentes.

Na mala grande, garanta a identificação dela. Coloque um laço de alguma cor vibrante para você saber qual é a sua mala na esteira do desembarque. Recomenda-se lacrá-la com um cadeado para proteção contra furtos.

DOCUMENTOS PARA EMBARQUE

 

Em situação de embarque não há 'jeitinho brasileiro', então faça a sua parte e ande com os documentos necessários de acordo com o seu destino.

Viagens nacionais: carteira de habilitação ou carteira de identidade com no máximo 10 anos de emissão. Não vale querer embarcar com a carteira que tirou quando tinha 5 anos de idade.

Viagens pelo Mercosul: carteira de identidade com no máximo 10 anos de emissão ou passaporte válido. Atenção! Carteira de habilitação não serve!

Viagens internacionais (exceto Mercosul): passaporte válido e com data de validade de até 3 meses após o seu retorno ao Brasil. Observe que alguns países ainda exigem o visto consular (veja aqui quais são).

Tenha sempre à mão o comprovante de compra da passagem (voucher) que você recebe no ato da compra. Ele poderá ser solicitado.

NO AEROPORTO

Chegada: para voos nacionais, chegue com uma hora de antecedência. Para voos internacionais, chegue duas horas antes do voo.

Check-in: atencipe o seu checkin pela internet ou solicite ao seu agente de viagem que o faça, assim você já estará de posse do cartão de embarque. Chegando ao aeroporto procure o guichê de sua companhia. Lá você vai se identificar e despachar as bagagens. Guarde bem o cartão, pois ele será pedido várias vezes até o embarque.

Para chegar à sala de embarque você passará pelo detector de metais. É aí que você não pode levar os líquidos e os objetos cortantes. Se funcionários te pedirem para retirar algo da mala, ou tirar o cinto ou os sapatos, fique tranquilo. Esse é um procedimento normal.

Sala de embarque: agora é a hora de esperar na sala de embarque e estar com plena certeza de que você sabe o horário e portão de embarque. Os portões podem mudar de uma hora para outra, por isso fique atento aos avisos do serviço de alto-falante e aos painéis (TVs) mostrando os destinos e seus portões de embarque.

VOO Siga as orientações de segurança que os comissários de bordo vão passar. Celulares e acessórios eletrônicos devem ser desligados. Podem ser oferecidos comes e bebes durante o voo, mas você também pode levar aperitivos em sua bagagem de mão. Não é permitido fumar.

DESEMBARQUE Saindo do avião, você vai pegar uma fila até a área de desembarque. É lá que a sua mala vai estar colocada na esteira de bagagens. Aqui o seu lacinho vai ajudar a identificar a mala. Se ela passar por você na esteira, fique tranquilo, ela vai voltar. Caso sua mala tenha alguma avaria ou esteja danificada, faça imediatamente o BO junto a companhia aérea, ela é responsável por conserta-la sem qualquer custo.

Agora é só curtir a sua viagem!

© 2020 Zeos Travelling. Todos os direitos reservados.