Blog da Zeos

As melhores dicas pra você curtir ao máximo sua viagem

10 túmulos para visitar

Quando os ricos e poderosos da Argentina descansam em paz, eles o fazem com estilo. O Cemitério da Recoleta é um dos mais extraordinários do mundo, com mais de 6.400 grandiosos túmulos e mausoléus, parecidos com capelas góticas, templos gregos, grutas de contos de fadas e pequenas casas elegantes. O exclusivo cemitério é a parada final para as mais célebres, e controversas, figuras da história do país. Presidentes, intelectuais, generais do exército e artistas continuam atraindo multidões mesmo no pós-vida.

Embora o cemitério mais famoso tenha feito fama mundial por abrigar os restos mortais da atriz que tornou-se primeira-dama, Eva Perón (também conhecida como Evita), muitos dos residentes menos conhecidos internacionalmente estão enterrados em verdadeiras obras-primas, muitos deles com histórias dramáticas e intrigantes.Aqui está um olhar sobre 10 túmulos que valem a visita no Cemitério da Ricoleta em Buenos Aires.

1. Eva Perón (1919 - 1952)

Placa Eva Perón (Photo: Mardetanha)Ninguém vai ao Cemitério da Recoleta e deixa de visitar o túmulo de Evita. Pelos padrões do cemitério, contudo, ele pode ser considerado até simples. Tres anos após a sua morte de câncer em 1952, seu corpo foi removido pelos militares argentinos que depuseram seu marido, o presidente Juan Perón.

O corpo, em seguida, fez uma odisséia transatlântica por quase 20 anos antes de finalmente ser devolvido para o mausoléu da família Duarte no Cemitério da Recoleta. Os seus restos mortais estão em uma cripta a 5 metros de profundidade, extremamente fortificada para garantir que ninguém irá pertubar o sono eterno da mais amada e controversa primeira-dama da Argentina.

 

2. Isabel Waleski Colonna (1847)

A jovem isabel era a neta ilegítima de Napoleão Bonaparte, nascida em Buenos Aires, faleceu aos 6 dias. Ela era filha de Alexandre Florian Joseph, um político e diplomata polonês e francês, que era amplamente considerado como o filho ilegítimo de Napoleão I com a sua amante, a condessa Marie Walewska.

 

O que vai fazer em Buenos Aires?

 

3. Dorrego-Ortiz Basualdo (1849 - 1920)

O panteão familiar de Dorrego-Ortiz Basualdo é uma das maiores e mais majestosas estruturas do Cemitério da Recoleta. O mausoléu, construído para os membros de uma rica família proprietária de terras, apresenta um candelabro de sete braços esculpido.

4. Rufina Cambaceres (1883 - 1902)

Rufina Cambaceres (Photo: Tim Adams)Esta jovem argentina talvez tenha entrado em coma em 1902 e declarada morta aos 19 anos. Poucos dias depois do seu enterro, os trabalhadores ouviram gritos vindos de seu túmulo. Quando foi aberto, havia arranhões em seu rosto e no caixão de suas tentativas de escapar. Sua mãe então construiu uma grande tumba de Art Nouveau com orquídeas esculpidas e uma estátua comovente da jovem.

Embora a história de sua morte trágica nunca tenha sido verificada, ela conquistou o coração de milhares de visitantes do cemitério. 

 

 

5. David Alleno (1854 - 1910)

De acordo com uma lenda da Argentina, o coveiro italiano David Alleno trabalhou por 30 no cemitério da Recoleta, guardando os seus salários durante toda a vida para comprar sua própria cova no cemitério. Depois de pagar um arquiteto italiano para esculpir uma estátua dele próprio, o coveiro deu os últimos retoques no precioso local, e então foi para casa e se matou.

Muitas fontes respeitáveis dizem que ele morreu anos depois que a tumba foi construída, mas os rumores de que ele assombra o cemitério à noite ainda persistem. Como diz a lenda, ainda se pode ouvir o barulho de suas chaves enquanto ele caminha pelas ruas estreitas antes do amanhecer.

Banner_Siga_no_Instagram.png

6. Luis Ángel Firpo (1894 - 1960)

Um pugilista argentino apelidado de "O Touro Selvagem dos Pampas", Luis Ángel Firpo foi muito popular em toda a América Latina na década de 1920. Após sua morte em 1960, foi enterrado em um cofre atrás de uma estátua sua em tamanho natural, trajando seu uniforme de boxe. Em 2003, ele foi nomeado como um dos 100 maiores boxeadores de todos os tempos.

7. Almirante Guillermo Brown (1777 - 1857)

O almirante Guillermo Brown, também conhecido como William Brown, era um almirante irlandês e fundador da marinha argentina. Seu túmulo possui esculturas marítimas. O mausoléu foi parcialmente construído com bronze derretido dos canhões dos encouraçados que ele comandou. O exterior da tumba é pintado de verde em homenagem a sua herança irlandesa.

PUBLICIDADE


O que vai fazer em Buenos Aires?


 

8. Liliana Crociati de Szaszak (1944 - 1970)

Liliana Crociati (Photo: Andrew Shiva)Liliana Crociati de Szaszak, de 26 anos, estava em Innsbruck, na Áustria, em fevereiro de 1970, quando foi morta por uma avalanche. Sua tumba foi projetada por sua mãe em estilo neo-gótico, em contraste com as outras tumbas do cemitério. Uma estátua de bronze verde em tamanho natural de Liliana em seu vestido de casamento fica ao lado de seu túmulo. Após a morte do amado cachorro de Liliana, Sabú, uma estátua de bronze do cachorro foi adicionada, com a mão de Liliana apoiada na cabeça do cachorro.

9. Domingo Faustino Sarmiento (1811 - 1888)


Quando o sétimo presidente argentino morreu no Paraguai, aos 77 anos, um obelisco coroado com um enorme condor, foi erguido para marcar seu túmulo. Sarmiento é lembrado por promover a educação para crianças e mulheres argentinas, e a democracia para a América Latina. Sarmiento projetou seu túmulo ostentoso antes de sua morte.

10. Gen Tomás Guido (1788 - 1866)

Cemitério da Recoleta (Photo: Andrew Shiva)

General da Guerra da Independência da Argentina, Guido aderiu à revolução de maio de 1810, ajudando a negociar a independência da Espanha. Seu filho, poeta e político Carlos Guido y Spano, construiu a abóbada de pedra em homenagem a seu pai, com suas próprias mãos.

 

 

© 2020 Zeos Travelling. Todos os direitos reservados.